ORTOMOLECULAR - SUPLEMENTOS

Evidências cietíficas apontam as deficiências de micronutrientes como predisponentes e agravantes de inúmeras condições de saúde.
A Fome Oculta (carência na alimentação de um ou mais nutrientes como ferro, zinco, iodo, vit. A) causa em adultos diminuição da capacidade física, letargia, declínio da cognição e debilidade imunológica. Isso faz encontrarmos  cada vez mais alimentos fortificados (sal iodado, farinhas com ferro e ácido fólico, leites com Ca, margarinas com Omega 3 e outros).
Acrescente-se que a
s situações de estresse físico (febres, diarréias, parasitoses, infecções e outras doenças orgânicas), químico (intoxicações, álcool, tabaco, etc.) e emocional (ansiedade, depressão, traumas) consomem nutrientes essenciais como as vitaminas C, B1, B3 e minerais como o Zinco e o Selênio que o corpo não é capaz de sintetizar.
De outro lado, os nossos hábitos alimentares fazem com que consumamos regularmente os mesmos alimentos, os quais na maioria da população são compostos de carboidratos refinados, gorduras de baixa qualidade, açúcar, café, refrigerantes, etc.


São estas algumas das variáveis que influem na regulação do metabolismo corporal  e que contribuem para doenças como hipertensão, diabetes, osteoporose e obesidade entre outras.

As vitaminas, minerais e demais substâncias dos alimentos, apresentam melhor efeito terapêutico do que as ingeridas em cápsulas quando a dieta é diversificada e rica em frutas, legumes e verduras.
Existem situações, no entanto em que os suplementos têm comprovada eficácia.
Estas, durante o processo de emagrecimento, sempre terão que ser avaliadas e acompanhadas pelo médico assistente .